Pular para o conteúdo

Treino e suas nomenclaturas

Iniciaremos com os ritmos e suas nomenclaturas:

Ritmo leve: aquele ritmo em que o atleta consegue correr numa frequência cardíaca baixa ( até 75% da Frequência cardíaca máxima ), o famoso trote.

Ritmo moderado: aquele ritmo em que o atleta consegue correr numa frequência moderada ( + ou – 75 a 85% da frequência cardíaca máxima ).

Ritmo forte: aquele ritmo em que o atleta consegue correr numa frequência mais alta ( + ou – 85 a 95% da frequência cardíaca máxima ).

Ritmo muito forte: aquele ritmo em que o atleta consegue correr numa frequência próximo da maxima ( + ou – 100% da frequência cardíaca máxima ).

Tipos de treino:

Intervalados: famoso treino de tiro. Aquele treino onde o atleta faz um esforço numa determinada distância ou tempo, com intervalos fixos e passivo, ou seja parado.
Objetivo preparar o sistema cardio respiratório para um nível de esforço mais elevado por períodos de tempo maiores. Ou seja correr num ritmo mais forte por um período de tempo maior.
Geralmente esse treino é feito em ritmo forte ou muito forte.

Fartleks: treino de alternância de ritmos. Correr num ritmo forte ou moderado por um determinado tempo ou distância e o descanso nesse caso é ativo e pode ser tanto por tempo qnto por distância. O objetivo desse tipo de treino e criar mais resistência muscular e velocidade.

Treino de ritmo: esse tipo de treino o atleta corre no ritmo proposto para o objetivo dele. Ex. Quero correr a prova de 10km pra 50min e vou fazer um treino de ritmo de 5km em ritmo de prova ( 5min /km ). Podemos fazer fracionado, ou seja, 3 x 2km em ritmo de prova, com intervalo passivo ou ativo.
Objetivo: preparar o corpo e a mente pra correr no ritmo proposto a distância escolhida.

Longão: correr distâncias maiores em ritmo moderado e leve. Podemos considerar os treinos longos a partir de 15km.

Objetivo: preparar o corpo especificamente para distâncias maiores.

Rodagem: treinos em ritmos leve ou moderado que servem pra acumular kms durante a periodização do atleta.

Treino regenerativo: geralmente é usado para uma recuperação ativa após um treino longo ou intervalado forte. Ajuda na otimização da recuperação muscular.

Até semana que vem!!🖐

Compartilhe este texto: